Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: Curitiba sedia festival internacional de patchwork e artes afins

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Curitiba sedia festival internacional de patchwork e artes afins

Patchwork e outras técnicas manuais são usualmente relacionadas a uma atividade desenvolvida nas horas vagas. Porém, atualmente, este segmento comanda uma multidão de pessoas, profissionalizando e formalizando artesãos, o que resulta em uma crescente tendência econômica.

E para movimentar esta indústria, acontece em Curitiba, de 04 a 07 de setembro de 2013, o 3º Quilt & Craft Show – Festival Internacional de Patchwork e Artes Afins, um evento anual voltado para artesãos, artistas e simpatizantes de técnicas e trabalhos manuais. O evento reunirá cerca de 12 mil pessoas e tem como foco o Patchwork, mas abre espaço para diversas artes relacionadas, como o Scrapbooking, Folk Art, Arte Têxtil, Frivolité, Pintura Decorativa, Bordado, entre outros. 

“É importante destacar que para cada técnica existem acessórios, maquinários e peças específicas. Outro detalhe relevante é que surgiram várias marcas, provenientes de países e regiões diferentes, que concorrem entre si, caracterizando um movimento econômico crescente em torno do que antes era feito basicamente com sobras de tecido, restos de papel e outros materiais sem utilidade”, destacou Emília Aoki, promotora do Quilt & Craft Show.
A programação é bastante variada. Inclui uma feira comercial que reunirá os principais fornecedores do setor, mostra de arte, agenda de cursos e consultoriaempresarial, onde os artesãos poderão encontrar o melhor caminho para fortalecer sua produção e potencializá-la enquanto atividade econômica.
O 3º Quilt & Craft Show acontecerá de 04 a 07 de Setembro de 2013, no Expo Unimed Curitiba. O ingresso custa R$ 10,00 por dia e estará à venda somente no local. O evento é promovido e realizado pelas empresas Aoki Trading e Retalharte. Conta com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, além das empresas Editora Minuano, Mercearia Bresser e Country Craft Studio. Tem como organizadora a ADN Eventos. Informações no site www.quiltshow.com.br.

Negócio formal
Durante o Festival, os artesãos que atuam na informalidade terão a oportunidade de iniciar o processo de formalização. O Sebrae/PR é um dos patrocinadores do Festival e terá um estande montado no local. Quem visitar o espaço poderá conversar com consultores e obter informações sobre as vantagens de se tornar um microempreendedor individual, conforme explica o coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho.

“Nós já participamos das duas primeiras edições e apoiamos o Festival porque acreditamos no potencial dos artesãos paranaenses. Eles são uma força produtiva e muitos ainda estão na informalidade. Com o estande, aproveitaremos para fornecer informações e apresentar a proposta de formalização aos interessados”, esclarece Aldo Carvalho, que emenda afirmando a intenção de “transformar bons artistas, em empresários”.

O estande do Sebrae/PR também terá propostas para os empresários já formalizados. “Para esse público, vamos levar informações sobre o associativismo, porque acreditamos que é sempre mais vantajoso trabalhar em conjunto”, complementa o coordenador do Sebrae/PR.
Mostra de arte traz “Folclore Brasileiro” como tema central - Um dos diferenciais do Quilt & Craft Show é a mostra de arte, que reúne obras do Brasil e do exterior em um espaço exclusivo para este fim. Para a terceira edição, o tema para a Mostra nacional será: O Folclore Brasileiro – Conte um conto e aumente um ponto – Lendas, mitos e parlendas. “No ano passado o tema foi Felicidade e reuniu obras lindíssimas. Agora queremos desafiar nossos artistas com este tema inovador. Tenho certeza de que o público também se surpreenderá, pois a maioria das peças será confeccionada exclusivamente para o Quilt & Craft Show”, declarou Emília Aoki, promotora do Festival.

Tendo como ponto de partida a riqueza e a diversidade do folclore brasileiro, o artista deverá utilizar lendas, mitos e parlendas como fonte de inspiração. Também estarão expostas obras baseadas em músicas e festas folclóricas realizadas no Brasil. O objetivo é transformar conhecimento popular em arte, valorizando a liberdade de expressão e a criatividade. A mostra será dividida em três categorias: Quilt, Bordado e Peças de Técnicas Livres (bonecos, vestuário, adereços, escultura, entre outros).

A Mostra contará também com obras de artistas estrangeiros, mostrando as tendências e inovações do segmento.

Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado