Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: VAMOS ENSINAR ARTE PARA A CRIANÇADA?

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

terça-feira, 10 de setembro de 2013

VAMOS ENSINAR ARTE PARA A CRIANÇADA?

Vocês já perceberam o quanto as crianças (seus filhos ou suas filhas) ficam com os olhinhos brilhando quando estamos fazendo algum trabalhinho criativo? Tenho certeza de que elas já pediram, muitas vezes, para realizar junto com vocês, não é?
Artesãs, já pensaram em ensinar trabalhos manuais para os amigos ou amigas de seus filhos? Eu nunca tinha feito isso, até o aniversário da Manu (minha filha mais velha), no último dia 22 de agosto. Isso mesmo! Foi uma festa e tanto, rsrs.
Primeiro, gostaria de contar como escolhemos o tema do aniversário de 6 aninhos da Manu. Foi assim: já tínhamos a ideia de que a festa seria em casa (no meu apartamento) com as amiguinhas do colégio. Isto já estava definido!!! O difícil foi convencê-la de que o tema não seria o tradicional Barbie, Monster High, Carrossel, Princesas, etc…, mas sim algo relacionado a despertar a criatividade das meninas. Depois de muito argumentar com a Manu, durante alguns dias, pronto!!! Ela aceitou. O aniversário dela iria ser de FADA ARTESÃ: uma fada que gosta de produzir e ensinar arte, estimulando o lado criativo de cada amiguinha.
Para tanto, incorporei totalmente a ideia e transformei-me numa Fada Artesã – junto com duas lindas amigas arteiras (Carol e Renata).
1-Manuela - Fada Artesã - Niver 6 anos
1-Manuela - Fada Artesã - Niver 6 anos-001
Foi um sucesso entre as meninas. Elas amaram.
Tendo em vista este evidente interesse infantil por arteirices, quero deixar neste artigo a minha sugestão:
Que tal ensinar arte para a criançada?
I- Agende um dia (por mês ou a cada dois meses);
II- Reúna um número de crianças (até 10 no máximo), se estiverem em duas artesãs, pelo menos;
III- Faça a pauta de atividades artesanais a serem ensinadas no dia;
IV- Prepare antecipadamente cada kit infantil;
V- Invista na sua produção (tente algo divertido e lúdico); e
VI- pronto….. vamos ensinar – ensinar e ensinar, de maneira lúdica e descontraída, as pequeninas a fazerem suas próprias artes. Claro, com direito a um lanche, suco e muitos brigadeiros!
Isso porque, as técnicas artesanais despertam grande interesse na meninada. Elas ficam entretidas, concentradas, estimuladas a desenvolver aquilo que está sendo ali proposto. Ficam em silêncio no momento da explicação e também no momento de criar seu trabalho, tamanha concentração. É algo realmente envolvente. É um momento que traz bastante alegria e tranquilidade.
Sem título
É por meio da arte que a criança desenvolve seu lado mais sensível e expressivo. Ao estimular a criatividade, de maneira lúdica, incentivamos cada uma a buscar algo novo e diferente ali no trabalhinho que está sendo desenvolvido.
Agora, vou contar tudinho na ordem como realizamos as atividades na grande oficina que foi a festa da Manu, deixando aqui como sugestão de pauta para vocês também realizarem aí em seus espaços crafts. Que tal?
 Sem título
1- Apresentação. Iniciando os trabalhos: uma recepção calorosa, com muita alegria, explicando para as meninas tudo que elas iriam produzir junto com as fadas. A empolgação já era evidente!
1-Manuela - Fada Artesã - Niver 6 anos1
2- Fotos: para registrar a aniversariante Manu e sua irmã (minha caçula Laura) perto da nossa simples decoração. Caprichei na toalha: tecido círculo floral, com um barrado verde. Ficou perfeita!!!
111
3- Dança. Para deixar as meninas bem descontraídas, aguardando até que todas chegassem à festa, dançamos músicas infantis, com direito a trenzinho!!!
08-1-1-DSC00263
4- Arco de Cabelo. Primeira atividade da festa: fazer o seu próprio arco de cabelo para levar para casa como lembrança. Para isso, cada menina recebeu 5 flores de couro (já pré-cortadas), em 5 cores diversas e um arco simples, para montar o arranjo de seu acessório.
10-1-DSC00274
12-1-DSC00293
Enquanto as meninas montavam as combinações de seus arranjos, nós artesãs providenciávamos a colagem. Isso mesmo, nada de crianças trabalhando com a cola quente. As atividades artesanais infantis são super divertidas, mas devem ter sempre a supervisão de adultos para evitar acidentes.
13-1-DSC00304
Resultado: vários arcos de cabelo e muitas flores para alegrar o look de qualquer roupinha.
5- Lanche. Agora, uma pausa para tomar um gostoso lanche, suco e brigadeiros.
6- Meu Primeiro Diário. Meninas!!!! Agora vamos fazer nossa segunda atividade: que tal vocês montarem a capa do seu primeiro diário?
Um coro soou: SIMMMM!!!! OBA!!!!
2
3
7- Conhecendo a Máquina de Costura. Terceira atividade: explicar como funciona uma máquina de costura e para que servem seus botões e o pedal.
Vejam os olhinhos das meninas prestando o máximo de atenção nas explicações. Esticavam seus pescoços para acompanhar tudinho. Foi uma delícia ensinar!!! Adorei!!!
4
Meninas…. qual ponto vocês querem conhecer agoraaaaaaa?
Tia, Tia, … nós queremos ver o desenho do ponto 16. Agora, o ponto 13!!!!! Assim era nossa conversa nesse momento. Estavam curiosíssimas para conhecer os desenhos dos pontos da minha tão querida e amada Elna.
5
Por fim, o momento mais esperado…. a cereja do bolo…. o grand finale: Tia, para que serve esse pedal aí embaixo????
Vamos lá meninas, vou ensinar cada uma de vocês a pisarem no pedal (todas fizeram uma fila e puderam experimentar as velocidades da máquina por meio do pedal).
Ensinei que, se pisarmos leve a máquina costura devagarzinho, mas se pisarmos fundo (até o final), a agulha acelera em seu máximo.
Aos poucos, todas foram testando o pedal (com minha supervisão) e combinamos o seguinte: quando a máquina for muito rápida, todas gritariam junto comigo bem alto : UHUUUU.
Foi muito legal…… Vejam todas gritando na foto abaixo!
5
8- Parabéns. Vamos meninas!!! Agora é hora dos Parabéns para a Manu!!!! Uma chuva de papéis picados para completar a energia contagiante da festa.
6
9- Mamães chegaram. Que peninha… acabou!!!! Antes, uma foto junto com as fadas e os sorrisos mais lindos do mundo. Campainha tocando: mamães chegaram para buscar as pequenas arteirinhas.
Foi uma experiência incrível: para os 6 aninhos da Manu, para suas amiguinhas e para nós artesãs também! Muito Bom! Recomendo!
7
Esta experiência de realizar junto com as meninas as atividades artesanais foi tão especial e produtiva como tema da festa de aniversário que gostaria de deixar aqui esta sugestão para todas as artesãs (que tenham afinidade de trabalhar com crianças):
Porque não ensinar oficinas de arte para a criançada, seja em festas infantis ou como atividade profissional paralela?
Conheço, via mídias sociais, o Craft Studio (de São Paulo – Capital) que realiza oficinas infantis de maneira linda e muito profissional. Eu sou super fã e acompanho o trabalho delas. É, certamente, uma fonte de inspiração. Para conhecer mais: http://www.thecraftstudio.com.br/site/index.php/o-espaco/
“A arte é um veículo de intermediação entre o pensar e o fazer. Se queremos futuros adultos mais equilibrados, deveríamos ajudar as crianças a desenvolver a capacidade de vincular sentimento com pensar e fazer. A arte é esse grande veículo do meio, do coração”, diz Munir Dertkigil, professor de Ensino Fundamental na Escola Waldorf e formado em Artes pela Emerson College (Inglaterra).
Fonte:http://www.opovo.com.br/app/servicos/infancia/2012/07/04/noticiasinfancia)





 
Beijinhos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado