Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO CONSTANTE

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO CONSTANTE

O artigo de hoje traz, em seu conteúdo, a importância de mantermos a mente ativa fazendo cursos e agregando novos conhecimentos. Meu objetivo é destacar a importância do aprendizado constante e os benefícios de se voltar a estudar.
Importancia de se fazer cursos e aprender sempre!-006
Se você tem uma carreira estável e quer ser um profissional melhor, ou, se pretende virar completamente uma página em sua vida, ou mesmo, se você apenas pretende ser uma pessoa feliz, é vital você procurar expandir seus conhecimentos.
Um dos melhores meios é a realização de cursos: sobre algo que você já conhece (dentro do ramo de sua atividade) ou sobre algo completamente novo que você nunca imaginou fazer (que lhe trará diferentes experiências). Independente de qual for o seu objetivo, siga em frente e busque CONHECIMENTO! Alimente-se de todos os tipos de aprendizado!
Qualquer idade é apropriada para voltar a estudar ou para reiniciar um curso dentro ou fora de sua carreira profissional. Seja em qual época de sua vida você estiver nesse momento, saiba que sempre é possível aprender e realizar coisas novas.
Que tal voltar a ser estudante e aluna? Para mim, funciona como uma pílula de rejuvenescimento: voltar a estudar junto a pessoas mais jovens (de idade ou de espírito) é renovar e alimentar a alma. Bom demais!
Nunca diga: Estou muito “velho” para fazer tal coisa!!
Falo isso, por experiência própria: há 7 anos quando exonerei do meu cargo estável público, achava-me “velha” para reiniciar qualquer atividade. Com o tempo, isso foi mudando. Hoje, sei que a idade para mim está apenas numa contagem númerica. Consegui me sentir jovem novamente. E foram os novos horizontes de cursos que me propiciaram retornar à ânsia por conhecimento.
Então, se você tem vontade de aprender, vista a roupa da coragem e busque novas técnicas – novos estudos. Não espere. Comece hoje mesmo ou já comece a planejar suas metas para 2014.
A sensação de não se acomodar e buscar novos horizontes eleva a autoestima e melhora o bom humor.
Importancia de se fazer cursos e aprender sempre!- sempre jovemIlustração retirada da internet
Buscar conhecimento é estar sempre na estrada do aprendizado. Quando sentir que está acabando seu combustível, procure imediatamente algum local para abastecer seu conhecimento, seja por meio de cursos universitários, cursos técnicos, cursos de línguas, cursos livres (música, teatro, dança), palestras, workshops, encontros ou quaisquer outros que lhes agreguem aprendizado na carreira ou na vida. Mas, mantenham-se em atividade. Um benefício importante em optar por este estilo de vida é estar sempre diante da possibilidade de ampliar suas amizades e conhecer pessoas. Eita delícia!
Importancia de se fazer cursos e aprender sempre!- movimento bike
Algumas formas de se buscar um aprendizado constante:
1- Conhecimento via web – Atualmente, está cada vez mais fácil fazer cursos. Na internet, possuem os cursos pagos (como graduações e especializações à distância – EAD) e as vídeo-aulas – cursos sem ônus. Nós crafters possuímos, à disposição, uma infinidade de vídeos com tutoriais no youtube para conhecer uma nova técnica artesanal. Explorem o canal, pois dentro do mundo “craft”, todo novo conhecimento é aproveitado no processo criativo de cada produto.
2- Conhecimento em estúdios, ateliês e oficinas – Ainda que já faça determinada técnica artesanal, se você procurar um curso sobre a mesma técnica e fazê-lo, irá perceber que não saberá tudo e que sempre há uma professora para lhe ensinar um jeito novo de executá-la (com uma habilidade diferente) que acelera e torna mais rápida a elaboração da peça artesanal.
Eu sou aluna de patchwork na Ophicina Panos e Traços, aqui em Joinville, há 1 ano e meio. Estou sempre às quartas feiras lá aprendendo algo novo com a minha Prof. Vivi Castello Branco. Posso dizer, com toda certeza, que, em todas as aulas que tive até hoje, recebi uma orientação importante (“um pulo do gato”) para execução de alguma técnica.
Eu valorizo aulas, cursos, workshops e encontros criativos. É por essa razão e por ter uma sede de conhecer mais e mais, que pretendo continuar lá por muito tempo e participar de vários outros cursos. Hoje em dia, é preciso levar à risca a regra de sempre estar num “aprendizado constante” (sem pausas).
Importancia de se fazer cursos e aprender sempre!-004seraluno
Outro ponto importante em realizar cursos presenciais é aumentar a rede de contatos com outros alunos e professores. São relações unidas pelo “hobby” ou atividade em comum que se formam naturalmente, dentro de um clima harmonioso. Essas amizades são fundamentais para a troca de conhecimento dos assuntos tratados nos cursos e, principalmente, para garantir boas gargalhadas durante as costuras, rsrs.
3- Conhecimento em feiras – Se for visitar feiras artesanais, informe-se previamente dos workshops que serão ministrados. Normalmente, nessas feiras são preparadas aulas especiais com professores renomados, dentro de um ambiente descontraído próprio desses eventos. Abaixo, dois workshops patrocinados pela Círculo (costura e cartonagem) durante o Primeiro Bazar Craft Ideas de Joinville e Região, no último dia 05 de outubro.
Importancia de se fazer cursos e aprender sempre!-002
Abaixo, workshop com a Professora Japonesa Ihoki Tsuji, realizado pela Claudinha Possera – Celmáquinas Brother (outubro/2013) em Itapema.
Importancia de se fazer cursos e aprender sempre!-003
4- Conhecimento autodidata – existem pessoas que possuem esta excelente qualidade de aprender, por si só, os conhecimentos e técnicas. Para essas meninas, o conselho é adquirir livros e mais livros e mergulhar no maravilhoso mundo das letras. O conhecimento está aí, basta nos encurtarmos o caminho para chegar até ele. foto importancia de se fazer cursosAcima: peças da Ophicina Panos e Traços (Joinville-SC) feitas com tecidos Círculo.
É isso aí meninas. Importante manter sua mente ativa. Não deixem todo o potencial que há aí dentro adormecer. Exercite-o a todo instante. Desejem cada vez mais.
Busque conhecimento, novos aprendizados e experiências. E, se assim entenderem, comecem a planejar volta às aulas em 2014. Façam já suas metas para o próximo ano.
Importancia de se fazer cursos e aprender sempre!-final
Boa sorte a todas e bons estudos,

 Beijinhos!!!







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado