Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: A SIGLA TEX: O QUE É E PARA QUE SERVE

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A SIGLA TEX: O QUE É E PARA QUE SERVE

Hoje eu vou falar um pouco a respeito de uma informação que está presente em todo novelo de fio e que muita gente não sabe o que siginifica: é a sigla TEX. Pode procurar, todo novelo traz esta informação.
Resolvi escrever sobre este tema porque outro dia recebi um e-mail dizendo o seguinte: gostei muito de determinado trabalho, mas aqui na minha cidade eu não encontro o fio usado, que outro fio eu poderia usar e chegar no mesmo resultado?Então, se ela ou a vendedora da loja soubessem da utilidade do TEX o problema teria se resolvido muito rápido.
Para não esticar muito a explicação, a sigla TEX sempre vem acompanhada de um NÚMERO e este número significa o PESO do fio e não a espessura. Significa o peso porque cada material possui um peso específico. Um fio de algodão e um fio de viscose podem aparentar a mesma espessura, mas o peso da viscose é maior que o do algodão, portanto o número TEX da viscose é maior que o do algodão.
Aí você já deve estar se perguntando: mas porque eu preciso saber disto mesmo?!  Estar ciente desta informação, ajuda a nós artesãs a fazermos comparações, substituições e/ou combinações de fios. Mas atenção, só podemos comparar/substituir/combinar fios com a mesma composição, por exemplo: algodão com algodão, viscose com viscose, acrílico/acrílico e por aí vai.
Agora vou mostrar alguns exemplos onde saber o TEX é útil:
Olha só: na primeira foto está o número TEX do fio Cléa: 147,5 e na foto do lado está o TEX do fio Anne: 295. Então, se eu quero reproduzir um trabalho que foi feito com Anne mas não tenho o fio, posso usar dois fios de Cléa, porque 147,5 x 2 = 295.
Imagem 125
Imagem 122
Aqui está o TEX do fio Duna: 590. Já sabemos que o TEX do Anne é 295, então se eu não tiver o Duna, posso usar dois fios de Anne (295 x 2 = 590) , ou um fio de Anne + dois fios de Cléa (295 + 147,5 + 147,5 = 590). Aliás, eu gosto muito de misturar Anne com Duna (partes do trabalho com Anne, outras partes com Duna), a combinação destes dois fios numa mesma peça fica muito bonita!
Imagem 126
O fio Charme possui um TEX de 378, ele fica entre o Anne e o Duna.
Imagem 124
Vocês perceberam que todos os fios mencionados acima são 100% algodão, não é? Então, agora que o mistério foi desvendado, não sofra mais porque determinado fio não está disponível, vamos colocar nossas agulhas prá trabalhar e ser feliz!

 Beijinhos!!!







 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado