Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: REGISTRO DE ARTESÃO/MARCA

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

terça-feira, 27 de maio de 2014

REGISTRO DE ARTESÃO/MARCA

Olá gente linda e super talentosa! Espero que esteja tudo na santa paz com todos vocês!
Porciuncula_Casa-do-Artesão_MG_9660
Imagem: Mapa de Cultura RJ
Atendendo um pedido especial da leitora Fernanda, do Ganhe Mais, hoje o assunto são os registros: o do artesão e o de marca.
Todo trabalhador habilitado e apto para o exercício de sua profissão, tem seu registro profissional. É assim com, por exemplo, os médicos, contabilistas, administradores, artistas, motoristas, psicólogos, e, com o artesão não é diferente.
É claro que todos podem, e DEVEM!!, fazer artesanato. Contudo um artesão será considerado profissional, somente quando estiver devidamente regulamentado.
O que é afinal o registro de artesão?
É o credenciamento profissional de quem faz artesanato profissionalmente ou seja, quem faz para vender. Para registrar-se é muito simples: basta comprovar o conhecimento da técnica e para isso deve ser apresentado um número mínimo de peças prontas (3 a 5) e fazer uma peça na presença dos examinadores. Este procedimento é agendado com algum período de antecedência.
Quem estiver interessado deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho ou Assistência Social, através do site do governo do seu estado. Em quase todas as cidades existe um repartição publica que se encarrega de agendar as avaliações com os artesãos e arrecadar a documentação necessária (RG, CPF, comprovante de residência e foto). Em alguns estados existe a cobrança de uma taxa, para a confecção do cartão. Se a pessoa não tiver condição de arcar com este custo (fica entre 15 e 30 Reais), deve informar sua condição e solicitar que um formulário solicitando a isenção seja anexado a sua documentação.
Uma das principais vantagens é a possibilidade de emitir nota fiscal sem AIDOF (Autorização de Impressão de Documento Fiscal), bastando adquirir a nota fiscal avulsa na papelaria e posteriormente apresentar a nota, já preenchida, na Exatoria Fiscal (sem o carimbo da Extaoria, a nota não tem nenhum valor).
E marca? O que é?
A marca é a identidade visual de um produto ou de um serviço, é uma identidade que distingue um produto entre os demais oferecidos no mercado. Quem desejar registrar uma marca pode consultar diretamente o INPI (www.inpi.gov.br) e informar-se a respeito. Não existe necessidade de intermediário para consulta, registros ou os pagamentos das taxas. O INPI fica no Rio de Janeiro, mas os registro de marcas – e até de patentes -podem ser feitos on line através do e-Marcas, disponível no site do INPI. Como saber não ocupa espaço, vale a pena a leitura.
marca
Vale a pena registrar?
Um registro é uma garantia de propriedade. Muitas pessoas desenvolvem seus produtos e serviços, conferem a estes uma logotipia, um nome e não se preocupam ( ou não perceberam antes a necessidade) com o registro. O risco é ter o sua marca copiada e até registrada por outra pessoa. Isso é mais frequente do que você imagina. Se isso acontecer, quem sentir-se prejudicado pode reclamar judicialmente, mas estes processos são especialmente complicados. Tudo aquilo que for chato ou gerar amolação e tristeza prá gente deve ser evitado. Você não acha?
Logomarca
Você tem uma logo? Tem! Não? Hum…
Temos várias operadoras de telefonia, por exemplo, mas ao vermos um bonequinho com silhueta humana dando tchauzinho, sabemos exatamente qual é a empresa em questão.
É a logo que vai distingui-lo de outros disponíveis no mercado. Se você faz sapatinhos de tricô, por exemplo, já sabe que existem muitas outras pessoas que se dedicam a mesma atividade que você, mas quem vê a sua logo associada a uma peça logo vai saber que aquele é o seu trabalho.
Invista em uma logo e faça tags para acompanhar as peças, etiquetas para aplicar aos produtos, adesivos para fechar embalagens, etc. Além disso, inclua sua logo na sua fanpage, nas respostas de emails, no blog e onde mais você estiver se comunicando com as pessoas que tem interesse em adquirir o que você oferece.
logo
Uma logo é tão importante que até os eventos, bandas de música, teatros, artistas, etc tem a sua.
Para ter a sua logo, consulte um profissional que desenvolva este projeto para você.
Um beijo super carinhoso!
Roberta Bronaut
Por:
assinatura blog







 


Beijinhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado