Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Plano de negócio ideal para quem trabalha com artesanato

planodenegociocraft


Crafters costumam afirmar que ganhar o próprio sustento com manualidades não é um trabalho convencional, é mais um “estilo de vida”. Pois saiba que essa expressão também é usada para definir empresas que funcionam sem planejamento e sem visão do mercado. Não soa como uma boa comparação, né?
Para evitar que o seu “estilo de vida” acabe virando um trabalho que não gera lucro real e só sobrevive porque você é realmente apaixonado pelo que faz, nada melhor do que um plano de negócio para clarificar as ideias e permitir que se ultrapasse a barreira que separa profissionais de verdade de amadores que, por acaso, vendem suas produções artesanais.
Eu estou sendo cruel de propósito, justamente porque sei o quanto é importante colocar tudo no papel e encarar a verdade dos números, da concorrência e da possibilidade de crescimento. E não existe jeito melhor de fazer isso do que escrevendo o seu próprio plano de negócio. Se você já estudou um pouco o assunto depois do meu último post aqui no Ganhe Mais, talvez esteja ligeiramente apavorado pensando em todo o trabalho que vai dar.
Uma dica interessante é dividir a tarefa em partes menores e se concentrar em uma delas de cada vez. Talvez leve alguns meses até o seu plano ficar pronto. Não se preocupe com isso. Afinal, sua avó já dizia: “antes tarde do que nunca”. É isso mesmo. Como crafter, você sabe que tudo que é bem feito, com capricho, carinho e cuidado, leva tempo. Aproveite a sua paciência, criatividade e competência com as manualidades para transferir essas habilidades para o papel, na hora de planejar o futuro do seu trabalho com peças artesanais.
Só tente deixar a sua paixão pelo artesanato de lado, ao menos nos momentos em que está escrevendo seu plano de negócio. Ele precisa ser realista, frio, calculista, objetivo e prático. Eu diria que até um pouco pessimista, para não gerar falsas ilusões ou criar expectativas inalcançáveis. Afinal, se o seu trabalho como crafter se provar inviável, você sempre vai querer saber disso o mais rápido possível, para poder pensar em outras alternativas e possibilidades. Mas não se desespere. Às vezes, pequenas mudanças podem promover verdadeiros milagres.
Ah, e não vale iniciar o plano de negócio e engavetá-lo quando estiver na metade, como você fez com aquela manta de tricô para o seu sofá, viu?


Um abraço,

assinatura blog - Cópia











 


Beijinhos!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!