Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: Paraty Eco Festival: um evento que aproxima mundos de forma sustentável

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

sábado, 21 de novembro de 2015

Paraty Eco Festival: um evento que aproxima mundos de forma sustentável

Paraty Eco Festival é um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial (popular/artesanato) que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades tradicionais, fortalecendo e destacando a cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras. O projeto fomenta e realiza pesquisas e exposições que contemplam, no processo de criação, a preservação do meio ambiente e que possibilitam sustentabilidade para as comunidades tradicionais do país.
Além de apoiadora do evento, a Círculo, nesse ano de 2015, entre os dias 15 a 18 de outubro, participou efetivamente do evento, deslumbrando uma diversidade de produções artesanais, projetos sociais e comunitários, ficamos entusiasmados em compartilhar essa experiência.
No circuito de palestras e mesas redondas, a discussão se amplia para questões como a produção da moda brasileira, artesanato e design, sustentabilidade, consumo consciente e a valorização das tradições e saberes.
1
Mesa Redonda com artesãs Caiçaras, mediador Maurício Kubrusly
Foto: Luana Geiss
Também durante todo o evento acontece a “Feira Criativa”, propiciando visibilidade e comércio para a arte e o artesanato, o “Ecocine”, mostra de filmes com foco em sustentabilidade e saberes tradicionais, e a exposição “ Raízes”, que esse ano contou com 4 exposições:
- A exposição “Paraty convida Piauí” projeto do SEBRAE Piauí que capacita artesãs do local.
2
3
Exposição Paraty convida Piauí (Casa da Cultura de Paraty)
Foto: Luana Geiss
- A exposição “O Vôo do Colibri” que é fruto dos cursos realizados no Centro de Capacitação Colibri com o objetivo de capacitar e fomentar os empreendedorismo econômico e geração de renda. Atuamos possibilitando a formação e capacitação em diversas modalidades de artesanato. É um trabalho em parceria com organizações associativas ou cooperativas de mulheres para a produção ou prestação de serviços, desenvolvendo o empreendedorismo social, através do bordado, patchwork, costura, crochê, tecelagem, desenho de moda e tricô.
4
5
Exposição o Vôo do Colibri (Casa da Cultura de Paraty)
Foto: Luana Geiss
- A exposição “Quem quer comprar brasileiros” projeto feito por artesãos da região de Domingos Martins, ES, que encontraram uma alternativa ao cultivo do café como agregação de renda e assim uma forma de melhoria na qualidade de vida. São 150 famílias envolvidas neste projeto, na confecção de tapeçaria com frufrus, que fizeram como conceito: o reuso.
6
Exposição Quem quer comprar brasileiro? (Casa da Cultura de Paraty)
Foto: Luana Geiss
- A exposição que merece destaque é “Coleção Mônica Ferreria”, professora de crochê do Instituto Colibri, autodidata e arte-educadora Mônica Ferreira cria e produz peça de crochê utilizando inclusive fios Anne e Cléa, projeto no qual a Círculo apoiou, sempre em busca de uma estética com referência à cultura de Paraty. Mônica contou a Círculo que capacita artesãs há 5 anos pelo Instituto, e aprendeu o crochê quando ainda morava em São Paulo. Diferente de muitas histórias, ela não teve referência do fazer manual na família, “estava andando em uma rua de São Paulo e vi um espaço no qual era possível fazer curso de crochê e me inscrevi, desde então nunca mais parei” conta ela que se perde no colorido dos fios em seu trabalho.
12 - Cópia
7 - Cópia
8 - Cópia
9 - Cópia
10 - Cópia
11 - Cópia
Exposição Coleção Mônica Ferreira (Casa da Cultura de Paraty)
Foto: Luana Geiss
Outra atração do evento é a “Mostra de Moda e Design Sustentáveis”, que objetiva a pesquisa e divulgação de conceitos e produtos de moda voltados à sustentabilidade, valorização do conhecimento tradicional relacionado a materiais e técnicas de baixo impacto ambiental, inclusão da população local e periférica no processo produtivo de moda e design dentro dos princípios de trabalho justo, debate de princípios éticos e estéticos na moda e no design contemporâneos. É, portanto, também o momento para ouvir e trocar ideias com profissionais experientes e renomados de moda e design que partilham da ideia de respeito ao meio-ambiente e ao trabalho artesanal tradicional.
Na exposição encontramos a Patrícia Rosa, professora e designer de moda, (Rio do Sul, SC) com a marca dela a Talento Rosa. Com uma proposta sustentável Patrícia desenvolve peças de decoração e moda procurando aproveitar retalhos e os mais diversos fios da Círculo.
13
14
Exposição Mostra de Moda e Design Sustentáveis marca Talento Rosa
Foto: Luana Geiss
O evento ainda contou com desfiles, músicas tradicionais, cortejo e barcos e para finalizar workshops que visam contribuir para os saberes de técnicas manuais. Dentre os workshops a Círculo levou até o evento “Fabulando Delicadezas: upcycling, artesanato e outros afetos”, ministrado por Luana Geiss (designer) “A oficina pretende discutir novas percepções sobre moda, sustentabilidade, cultura e identidade. A demanda por alternativas sustentáveis para a Moda vem provocando novas possibilidades criativas no desenvolvimento de roupas. Com inspiração no upcycling (reciclagem e reaproveitamento) pretende-se investigar processos manuais e tradicionais como o bordado e o crochê afim de ressignificar peças de roupas usadas. Assim o artesanato aliado aos valores tradicionais inserido no fazer contemporâneo, instiga a criatividade, as relações afetivas e a conscientização em relação ao consumo. Nesse sentido a oficina possibilita uma reflexão sobre a moda e sustentabilidade num âmbito ambiental e social, o fazer manual e o real valor da cultura para o desenvolvimento humano.”.
15
16
17
18
19
20
21
22
23
Workshop Fabulando Delicadezas
Fotos: Deysiane Kuchmanski
São eventos como o Paraty Eco Festival que a Círculo acredita para uma nova possibilidade de desenvolvimento humano, social e cultural aparados no conhecimento de saberes tradicionais, no artesanato e principalmente na relação de troca e afetos.
Para quem quiser saber mais sobre o evento pode acessar o site
Um abraço,
assinatura blog
Um grande beijo









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado