Talvez você já tenha sentido na pele o preconceito que cerca pessoas que trabalham em casa, como a maioria dos crafters. Para quem está de fora, nem sempre é fácil perceber que o trabalho manual realmente dá trabalho e que leva tempo, precisa de dedicação e não existe sem concentração. Por ser algo que a pessoa gosta muito de fazer e, ainda por cima, pode fazer em casa, não parece algo sério e verdadeiro.
Pensamentos como esse povoam o senso comum e acabam se entranhando até mesmo na mente de quem vive de manualidades. Infelizmente. E são ideias assim que acabam fazendo com o que o trabalho manual não seja tão valorizado, financeiramente falando. Porque ele fica geralmente escondido, não é visível para quem está de fora.
Você sabe que a maioria das técnicas manuais leva horas e mais horas para ser feita. Você sabe o quanto de empenho é preciso colocar em cada peça. Você sabe o quanto custa desenvolver novos produtos. Então você precisa ser a primeira pessoa a valorizar o seu trabalho. Tanto na apresentação dele, no desenvolvimento constante da sua marca e, também, na hora de estabelecer os preços que vai cobrar. Afinal, quem não se valoriza, não é valorizado. E esse é um bom pensamento para começar o ano!
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