Renda de Bilro | um legado açoriano transcendendo séculos em Florianópolis / SC
A renda de bilro é considerada um dos maiores ícones culturais da capital do estado de SC, Florianópolis.Formada por uma parte insular e por outra continental, é o local onde se reúne a maior concentração de rendeiras do Sul do Brasil.
Elas descendem das antigas famílias açorianas que, com o objetivo de garantir a expansão do território da Coroa Portuguesa, vieram em meados do século XVIII para a Vila do Desterro, antigo nome deFlorianópolis, desenvolver atividades ligadas à agricultura e à pesca de subsistência. Como em toda povoação de pescadores, há aqui o paralelo entre as confecções de redes e rendas, vindo daí o aforismo português, que diz: “onde há redes, há rendas”.
Elementos da Renda: para confeccionar a renda, é necessário: linha, bilros, almofada, alfinetes e pique.
E quem é que não gosta de ouvir o som do bater dos bilros?! Entre memórias e desafios, rendeiras da Lagoa da Conceição não querem ver a tradição morrer, afinal, a belíssima profissão foi passada de geração para geração por muito tempo, em toda a ilha. As senhoras rendeiras, em sua maioria, já ensinaram muitas mulheres da família a rendar.
Inúmeras pessoas passam todos os dias pela Avenida das Rendeiras… Olham para o mar, onde turistas e moradores passeiam em lanchas e jet-skis, sem imaginar que ali, do outro lado, existe uma tradição de três séculos em Santa Catarina: a renda de bilro.
Mariana Rios veste Martha Medeiros – saia com renda de bilro
Nós recebemos recentemente aqui na Círculo, as Rendeiras de Florianópolis. Uma visita muito produtiva e cheia de recordações.
Vejam algumas fotos desse momento tão especial:
Ganhamos livros e peças lindas para expor em nosso showroom… Adoramos!
Um abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!