Círculo, Cantão e Renda Filé… Uma combinação que deu (super) certo!
15 looks, totalizando 1.500 peças com bordado filé – utilizando ANNE e CLARA - serão comercializadas nas lojas Cantão e em mais de mil multimarcas espalhadas pelo Brasil. São peças de vestuário e acessórios como bolsas, sapatilhas e sandálias.
TRENDHOUSE:
A SEMANA DE MODA DE ALAGOAS - TRENDHOUSE’13 chegou a sua 7ª edição como uma grande vitrine do trabalho dos criadores do Nordeste, estimulando a inovação dos pequenos e micros empreendedores do setor da Moda. A TRENDHOUSE proporciona ao setor informação e troca de experiências, ou seja, lhes permite melhorar significantemente o desempenho. Prova disto, é o título de principal evento Nordestinono setor de moda, indústria têxtil e confecção – um nicho da economia que se encontra em franca expansão no Estado e que vem recebendo muitos investimentos, impulsionando assim, seu crescimento.
Este ano, a TRENDHOUSE (que já é tida como uma das quatro mais importantes semanas de moda do país) aconteceu entre os dias 19 a 23 de Agosto, na Casa de Eventos Musique, em Mangabeiras. O evento já conquistou credibilidade e tornou-se um grande portfólio para empresas de moda alagoana. Foi o que aconteceu com a Cantão…
Cantão promove o bordado filé em desfile no Trend House – Estilista Lanza Mazza se baseou em livro lançado pela Gazeta de Alagoas para iniciar pesquisa e lançar a coleção.
“Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a estilizar”. Esta foi a ideia e o impulso inicial da estilistaLanza Mazza, da grife Cantão, que investiu em uma bela parceria com as bordadeiras do filé alagoanopara lançar sua nova coleção. A inspiração para o trabalho partiu da coleção “Grandes Mestres Artesãos”,lançado pelo Instituto Arnon de Mello na Gazeta de Alagoas. Após conhecer a obra, a estilista decidiu ir aAlagoas, para pesquisar o filé e iniciar o intercâmbio com as bordadeiras.
No dia 21/08 a coleção foi apresentada, em primeira mão, no Alagoas Trend House, e, posteriormente o projeto que é baseado na sustentabilidade (apoiado pelo SEBRAE, Secretaria Municipal de Turismo, associações e cooperativas), foi lançado em 50 lojas da franquia e mais de mil multimarcas espalhadas pelo Brasil e no exterior.
O desfile do Cantão traz aplicações do bordado em vestidos, blusas, chemises, camisas, bolsas, sandálias e espadrilles. As peças de filé compuseram 15 looks da Coleção 4 Cantos, durante o desfile realizado na Musique. Cerca de 40 artesãs viveram a emoção de ver o seu trabalho estilizado na passarela. A coleção, inspirada em viagens pelos 4 cantos do mundo, descobriu um cantinho especial dentro desse imenso Brasil: justamente a região das lagoas Mundaú e Manguaba, onde é produzido o filé. Este projeto gera renda para mais de 200 bordadeiras dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro.
Com a visão de mercado de quem atua no varejo de moda, o gerente nacional de franquias da Cantão,Rômulo Carvalho, destaca que lançar produtos sustentáveis é o grande caminho para as próximas coleções. Antenado para um mercado cada vez mais exigente em busca de iniciativas sustentáveis,Rômulo sugere que esta coleção inspirada no filé alagoano pode ser apenas a primeira de várias. “Este é muito mais um projeto para o futuro do que para agora, é uma parceria que pode ir crescendo ao longo de novas coleções, o filé alagoano tem que estar presente em outras coleções“, defende o gerente doCantão.
CANTÃO TRAZ BORDADEIRAS ALAGOANAS PARA A PASSARELA DA TREND HOUSE – Quem já passou porAlagoas e teve a chance de ver de perto as maravilhas produzidas pelas mãos das rendeiras, entende os motivos que levaram a Cantão a transformar o filé alagoano em uma das matérias primas de sua nova coleção.
REGULAMENTO DAS NORMAS DO USO DO BORDADO FILÉ DE ALAGOAS
” [...] Conforme lei n°9.279 de 14 de maio de 1996 – Art. 177, que visa o enquadramento da Indicação de Procedência, o Conselho regulador institui o presente Regulamento do Bordado Filé na Região das lagoas, como segue: “
[...] dar-se como referência a linha “Cléa” ou “Clara” da marca Círculo… Nosso produto é o indicado para a prática do filé, de acordo com a regulamentação proposta pelo SEBRAE.
A estilista Lanza Mazza em visita as comunidades alagoanas
Peças da coleção que usam os nossos fios para o filé
Este é o CASA DE NOCA – PONTO GEOMÉTRICO DE FORMA QUADRADA, CHEIO, SENDO O MEIO VAZADO REPRESENTANDO UM COPARTIMENTO (CASA). Este foi o ponto utilizado pela Cantão para a criação da sua coleção.
A renda é realmente encantadora, né?! Nós achamos o trabalho incrível e a coleção o máximo! E vocês, o que acham dessa inclusão de peças feitas à mão nas coleções de grandes marcas? Contem pra gente!
Um abraço,
Equipe Círculo.
Imagens: Uol, Site Salada, Blog TNH, Gicellando, Edilson Alencar.
Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!