Se você vende pela internet, já sabe que não basta ter uma loja on-line. É preciso fazer com que mais e mais gente conheça, frequente e consuma por lá. Aliás, não são só os pequenos crafters que precisam das redes sociais para divulgar seu trabalho. Grandes empresas também aproveitam para fazer seus produtos mais conhecidos e consumidos. Afinal, todo mundo está conectado à internet e prestando atenção em tudo que rola por aqui.
Às vezes, a impressão que se tem é que a exigência por aparecer nas redes sociais é tamanha que muita gente acaba perdida, sem saber o que fazer primeiro: trabalhar ou divulgar? Onde, quando, como? Para começar, não adianta nada gastar todo seu tempo no Facebook e depois não ter nada pronto para oferecer. Por outro lado, também não adianta muito produzir feito louca, se ninguém ficar sabendo o quanto de fofurices você tem feito.
Dilema? Nem tanto. Como em tudo na vida, nessa hora também é preciso um pouco de planejamento e um tanto de organização. Crie uma agenda diária. Como o ser humano é mais produtivo quando intercala os tipos de atividade que faz, planeje seu dia de trabalho pensando nisso. Comece a manhã no trabalho duro, porque a sua carteira conta com ele. Depois de umas três horas, você vai estar cansada, precisando espairecer. Ligue o computador e pratique a famosa divulgação nas redes sociais.
Poste fotos do que está fazendo. Sempre que possível, escolha fotos diferentes para Facebook, Instagram, Flickr, Pinterest, blog… Assim, não fica repetitivo nem para você e nem para seus seguidores. Divirta-se fazendo isso, mas tome cuidado para não perder o foco. É fácil procrastinar quando se está on-line e o papo com amigas está divertido. Nunca perca de vista o relógio e seja fiel à sua agenda.
Volte ao batente na hora planejada. Desligue o computador e trabalhe com vontade, aproveite para colocar em prática toda a sua habilidade. E aí, no final da tarde, quando o cansaço aparecer de novo, dê-se ao luxo de voltar para a internet e comentar, fofocar, olhar fotos alheias, se inspirar. Você merece. E o sentimento de culpa por não estar trabalhando simplesmente não vai existir, porque você, na verdade, já trabalhou antes e agora está no direito de aproveitar.
Seja persistente, concentre-se em manter sua agenda. No final do mês, a balança entre a conta bancária e a diversão na web vai estar equilibrada e a sua consciência mais do que tranquila. Porque é uma delícia quando a gente encontra o travesseiro, à noite, e sente que o dia foi leve e produtivo ao mesmo tempo.
Bom planejamento e até a próxima,
Daniele Sinhorelli
Imagens: Editora Minuano.
Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!