Vender crafts nunca foi uma tarefa fácil. Antes do advento da internet, vender manualidades era tarefa dura, porque você precisava conhecer pessoalmente muita gente, para conseguir alcançar um público considerável, que pudesse gerar renda suficiente todo mês. Hoje em dia, o mundo é o seu limite, para o bem e para o mal. O mercado é maior, mas a concorrência também é gigante. Então não ficou mais fácil, só ficou diferente.
Apesar das dificuldades, existem possibilidades imensas para quem consegue entender este mercado contemporâneo. Porque sua loja virtual pode ser acessada por clientes de qualquer lugar do Brasil (que tem as dimensões de um continente e uma classe média com mais poder de compra), ou até de fora do país. Além disso, a internet permite que você crie um tipo de fidelização e uma relação pessoal com os clientes que seria impensável há alguns anos.
Além das redes sociais, assunto que a gente conversou na outra semana, os próprios portais de venda de produtos feitos a mão são também uma ferramenta de venda e de divulgação. Para quem está começando, podem ser a solução perfeita, porque não requerem investimento e nem conhecimentos especializados. No entanto, à medida que seu negócio on-line ganha força, vale a pena investir em um site próprio, com o seu estilo e que seja exclusivo.
Quem ainda não se sente preparado para esse passo, pode começar com um blog. Ele serve não só de vitrine, mas também de ponte entre você e seus clientes. Num blog, você pode compartilhar tutoriais simples (relacionados com os seus produtos ou totalmente diferentes). Ensinar algo útil é sempre uma maneira certeira de conseguir audiência. A troca é simples e eficiente: você mostra como se faz algo bacana e, em troca, recebe mais leitores, que são também clientes em potencial.
Se você não se sente confortável escrevendo, pode imaginar que um manter blog vai ser uma tarefa não muito agradável. Nesse caso, comece usando as redes sociais para compartilhar um passo a passo ou uma dica interessante. No fundo, não importa se você escreve um blog, compartilha uma informação no Facebook ou coloca um passo a passo com fotos no Flickr. O importante é oferecer conhecimento, para receber de volta atenção e vendas em potencial.
Pense nisso! E até a próxima!
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Beijinhos!!!
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