Não é todo mundo que vende manualidades pela internet que conhece a fundo os seus deveres. Mesmo que você não tenha ainda uma empresa realmente estabelecida, ainda assim precisa garantir o tratamento correto para o cliente. Não só pelos direitos que ele tem, mas também porque você quer estabelecer um bom relacionamento e garantir futuras vendas. Como em todo tipo de negócio, a propaganda feita por clientes satisfeitos é a mais eficiente e compensadora.
Então aqui vamos nós, tratar de alguns temas fundamentais quando o assunto é vender on-line:
Arrependimento: sim, o seu cliente tem o direito de se arrepender da compra. Na verdade, ele tem 7 dias para isso, contados a partir do momento em que receber a mercadoria. E, quando ele se arrepende, você é obrigado, sim, a devolver qualquer quantia que por acaso já tenha sido paga.
Devolução: sim, o seu cliente pode devolver um produto e ele não precisa estar com a embalagem lacrada para fazer isso. Se ele não gostar, por uma razão ou outra, tem o direito de devolver e receber o dinheiro de volta, mas pode, sim, abrir a embalagem para avaliar o produto. É sua a obrigação de retirar o produto e de cancelar a transação com o banco!
Garantia: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todo produto tem garantia, mesmo quando ela não está descrita em nenhum lugar. O período de validade legal da garantia é de 30 dias para produtos ou serviços não-duráveis e de 90 dias para produtos ou serviços duráveis.
Riscos: caso venda brinquedos, por exemplo, você é obrigado a informar possíveis riscos. Na verdade, é sua obrigação fornecer qualquer tipo de informação desse tipo, não importa para qual público vende.
Propaganda: tudo que você anuncia deve ser cumprido na entrega do produto. Tanto em relação às características e peculiaridades do produto quanto a prazos e questões de pagamento. Preste especial atenção às fotos. Não venda gato por lebre, porque não vai compensar no final do dia!
Dados: é sua obrigação colocar, em destaque no seu site ou loja virtual, os seus dados comerciais, endereço físico e eletrônico e toda e qualquer informação que seja importante para localização e contato.
Você pode ler mais sobre direitos e deveres do consumidor no portal do Ministério da Justiça, clicando na imagem abaixo:
Tenha sempre em mente que vender pela internet não é a mesma coisa do que vender diretamente ao consumidor. Os direitos são diferentes, justamente porque o relacionamento é diferente e, principalmente, porque o cliente não tem a possibilidade de avaliar completamente o produto antes de efetivamente efetuar a compra.
Pensando nisso, conceda um grande favor para todos os envolvidos no processo: seja direto, claro e honesto. Faça descrições corretas e realistas dos seus produtos. Coloque fotos de boa qualidade e que realmente mostrem todos os detalhes da peça. Troque e-mails com o comprador, para não deixar margem para dúvidas ou mal entendidos. Em suma, trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado.
Até a próxima. E boas vendas!
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