Você vende suas manualidades na internet e adora, com toda a razão. O mercado on-line é vasto, amplo e repleto de possibilidades. Sem sair do conforto da sua casa, consegue ter acesso a clientes nos mais diferentes lugares, com a vantagem de estar a um clique de vendas substanciais. Até aí, tudo são flores. Mas, como em qualquer tipo de negócio, é preciso ficar atento para os direitos e deveres do consumidor que compra pela internet. Tanto para respeitar o seu cliente, como para ter consciência das regras e fazer a coisa certa.
No Brasil, quando o assunto é compra e venda, todo o sistema é regido pelo Código de Defesa do Consumidor. É ali que estão descritas todas as normas que estabelecem direitos dos clientes e os seus deveres como fornecedor de produtos ou serviços. Você pode ler um instrutivo guia sobre o Código de Defesa do Consumidor no Procon de São Paulo. Clique na imagem abaixo para ler o guia:
Além disso, existem algumas peculiaridades que dizem respeito exclusivamente ao comércio on-line. Uma das mais importantes é o cumprimento de prazos. E, em se tratando de produtos feitos a mão, é preciso ter cuidado redobrado. Você não pode se dar ao luxo de atrasar um envio, ao menos que o cliente esteja totalmente a par da situação e concorde em estabelecer uma nova data.
Também é muito importante deixar bem claro que podem existir custos extras, além do preço do produto em si. Afinal, se você não está disposto a arcar com o valor do frete, vai ter que repassar isso para o comprador. Como essa é uma soma que pode onerar bastante a negociação, seja claro e informe os possíveis custos com bastante visibilidade, para não dar margem a mal entendidos desnecessários.
No momento de receber, se a opção do cliente for cartão de crédito, o seu cuidado deve ser redobrado. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você – como vendedor – tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento e, principalmente, de garantir que qualquer compra pode ser cancelada em até sete dias. Você também tem que garantir, com total segurança, que os dados do comprador não serão repassados de forma alguma – principalmente RG e CPF, embora todos os dados pessoais precisem ser absolutamente confidenciais. Sempre.
Alguns tópicos são fundamentais na hora de vender pela internet:
1- A sua própria identificação como vendedor e fornecedor.
2- A segurança da sua loja virtual, para que o consumidor possa comprar sem ter seus dados usados indevidamente. Aí está incluída a já citada proteção dos dados pessoais do cliente.
3- Descrição completa e detalhada de cada produto. Quanto mais informações você fornecer, menor serão as chances de devoluções ou reclamações futuras.
4- Deixar muito claro todas as políticas em relação a prazos de entrega, formas de pagamento, garantia do produto e garantia de troca. Aí fica incluída a importante informação de cobrança de tarifa de envio.
5- Manter uma constante e prolífica comunicação com o cliente, para que ele possa ter registro de todos os passos da negociação e, principalmente, para que tenha registro da confirmação de compra e de todos os prazos envolvidos.
2- A segurança da sua loja virtual, para que o consumidor possa comprar sem ter seus dados usados indevidamente. Aí está incluída a já citada proteção dos dados pessoais do cliente.
3- Descrição completa e detalhada de cada produto. Quanto mais informações você fornecer, menor serão as chances de devoluções ou reclamações futuras.
4- Deixar muito claro todas as políticas em relação a prazos de entrega, formas de pagamento, garantia do produto e garantia de troca. Aí fica incluída a importante informação de cobrança de tarifa de envio.
5- Manter uma constante e prolífica comunicação com o cliente, para que ele possa ter registro de todos os passos da negociação e, principalmente, para que tenha registro da confirmação de compra e de todos os prazos envolvidos.
Como esse é um assunto dos mais sérios. você só tem a ganhar estudando cada vez mais o assunto. Aprenda o máximo possível sobre direitos e deveres do consumidor. Acima de tudo, seja um vendedor consciente, respeite realmente o seu cliente e esteja sempre aberto à negociação. Porque, no final do dia, o que mais conta é conseguir e manter bons, fiéis e satisfeitos clientes.
Beijinhos!!!
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