É tão bom ir a um lugar e se sentir bem, né?! É gostoso ficar em um cantinho aconchegante e que traga bons sentimentos…
Bom, ‘batemos um papo’ com a artesã Patrícia Muller do ateliê Casa de Pano… Ela ministra aulas e cursos em seu cantinho e nos deu várias dicas de como decorar, organizar e harmonizar o ateliê! Quer saber? Vem com a gente:
“Um ateliê, hoje, não é mais visto como um local onde as pessoas procuram somente artesanato e conhecimento, mas também, um local onde procuram bem estar! Há quem venha até aqui em busca de uma segunda profissão, de uma renda extra… E mesmo assim, paralelo a isso, busca carinho, atenção e distração.
Por isso, o ateliê tem que ser alegre, aconchegante, colorido, amplo e com boas energias, e, um local bem organizado e decorado é fundamental para criar este cenário. Cada canto do ateliê deve ter algo que surpreenda; uma peça que as alunas possam almejar confeccionar, um acessório, um paninho… Ah, na minha opinião os tecidos são a estrela principal de um ateliê! Eles devem estar por todos os lados, decorando as paredes, em peças prontas e sempre organizados/expostos por degradê de cores, dobradinhos em prateleiras; isso tudo facilita a visualização e o manuseio.
Boa iluminação (as luzes devem ser fortes, brancas e frias; para decorar, abajures são o maior charme!), cadeiras e mesas confortáveis, assessórios e bons equipamentos também são primordiais para um bom ambiente… Nunca esquecendo do carinhoso cafezinho, afinal, uma boa conversa e um café quentinho são capazes de curar muita coisa…
O espaço deve ser amplo e com boa circulação para que as pessoas possam ter acesso a tudo. Em relação aos móveis, deve-se evitar armários com portas, dando preferência as prateleiras. Uma maneira interessante e sustentável é aproveitar pecas de decoração para servirem de móveis; um pé de máquina com um tampo pode virar uma mesa e belas cadeiras/poltronas fazem muito bem o papel de expositores de mantas e almofadas. Painéis inteligentes são ótimos para pendurar acessórios (como cortadores, tesouras, desmanchadores, lâminas, réguas, bobinas…) e mesas amplas com cadeiras estofadas são essenciais.
Dicas:
- Carreteis ou meadas de linha geralmente são acompanhados de expositores específicos que decoram e facilitam o manuseio;
- É interessante manter um cesto para colocar retalhos, estes podem servir para algum detalhe ou até mesmo uma nova obra inteira;
- Uma máquina de costura (com a manutenção sempre em dia) para cada aluna, embutida em mesa, é o ideal;
- É indispensável um local aconchegante para que as artesãs possam tomar um bom café e relaxar. O local de apoio deve ter uma cafeteira, pia, geladeira e louças para as guloseimas que possam trazer ou serem oferecidas pela casa.”
A nossa colunista do Blog Ganhe Mais, Paula Piai, também já falou sobre organização no ateliê, confira: http://www.ganhemaiscirculo.com.br/transforme-seu-atelier-num-cantinho-inspirador-dicas-de-organizacao/
Um abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!