O coletivo de bordadeiras Clube do Bordado, vem inovando uma tradição tipicamente ligada às mulheres, apresentando em seus bordados um conceito livre para a sensualidade.
“O Clube do Bordado surgiu a partir de um desejo de aprender a fazer coisas lindas com as próprias mãos. Somos seis amigas, e vale dizer que cinco de nós estudamos na mesma universidade – aUniversidade Estadual de Londrina (UEL) no Paraná – e nos conhecemos por lá, entre aulas e corredores do centro de Comunicação e Artes.
A Camila Lopes, designer de moda e nossa ‘mentora’ no Clube, aprendeu a bordar ainda criança com a mãe, e víamos coisas incríveis que ela fazia por encomenda na sua conta do Instagram (@sunlovefun). Dessa admiração, veia a ideia de marcar um primeiro encontro na casa da amigas Renata Dania(@renatadania) e Laís Souza (@la.lais) para aprender os pontos básicos do bordado em 2013. Uma semana depois, numa quarta-feira, o Clube do Bordado estaria completo pela primeira vez, com mais três amigas que se uniram à iniciativa: Amanda Zacarkim (@donamanda), Marina Dini (@marinadini) e Vanessa Israel (vanessa_israel).
No primeiro ano, o Clube foi um ponto de encontro divertido entre nós para aprender os pontos básicos do bordado, testar técnicas e, acima de tudo, nos encontrarmos e colocarmos a conversa em dia. Afinal, conseguir encontrar as amigas semanalmente numa cidade como São Paulo já é uma vitória e tanto! Os primeiros bordados foram presentes especiais que fizemos para nós mesmas, nossa família e amigos mais próximos. E a partir deles, vimos que algumas temáticas eram constantes no trabalho de todas, como o universo feminino e nossa relação com os corpos da vida real.
O principal conceito do Clube do Bordado é trabalhar temas que fazem parte do nosso universo com a singularidade e o tempo precioso do feito à mão, propondo discussões contemporâneas a partir de uma arte tradicional e quase esquecida.
Em junho de 2014, surgiu a primeira oportunidade de participarmos de uma feira, a PopPorn, e vendermos nossos trabalhos. Para ela, preparamos nossa primeira coleção, Soft Porn, que tratava da sexualidade de uma forma delicada e feminina (mais detalhes sobre essa primeira coleção na PopPornestão nesse vídeo: https://vimeo.com/98241083). O público da feira foi muito receptivo e nos deu o primeiro impulso para transformar nossos bordados em negócio.
A coleção SotfPorn fez tanto sucesso que as encomendas dos bordados se estenderam pelo restante de 2014. O assunto da coleção e o nosso trabalho ganhou espaço na sãopaulo (revista semanal da Folha de S. Paulo -> http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/08/1494145-coletivo-borda-pecas-que-retratam-nuances-da-sexualidade-feminina.shtml), na TV Gazeta, no programa do Amaury Junior, nas revistas TPMe Glamour e em vários blogs e sites.
Em 2014, fizemos nosso primeiro encontro aberto, no Parque Ibirapuera, e o primeiro workshop de bordado na feira Parte, além dos primeiros bordados exclusivos, atendendo a decorações para casamentos, quadros para porta de maternidade e outros temas pedidos pela clientela – todos eles sempre muito pessoais e afetivos.
Em 2015, voltamos das nossas férias com muito pique para novidades e projetos inéditos! Em março, apresentamos uma nova coleção na Fêra Féra (https://www.facebook.com/events/1035071553186193), com bordados inspirados nos filmes preferidos de cada bordadeira e também estamos programando um próximo workshop de bordado. Para maio, uma coleção fresquinha e cheia de amor já está a caminho, e isso só para começar.
A Círculo descobriu o Clube do Bordado ao mesmo tempo em que nós descobríamos o mercado – e o trabalhão que dava pensar em quantidades de estoque de linhas, bastidores e tecidos para as encomendas que, por sorte, não paravam de chegar!
Em um belo dia, recebemos uma caixa com novelos e meadas (Maxi Mouline) da Círculo… Foi uma alegria sem fim!”
Clique aqui para conferir um vídeo muito legal sobre o Clube.
Essas são as meninas talentosas, seus – lindos – trabalhos, e suas histórias. Legal conhecer um pouco mais sobre um trabalho tão original e diferenciado como este, né?! Desejamos que o sucesso deste Clubeincrível só aumente.
Um abraço,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!