Você já se perguntou isso? Já comparou a quantidade de horas ideal com a que realmente trabalha todo dia? Mais ainda: você sabe por que deve trabalhar essas horas diariamente? Tradicionalmente, a maioria das pessoas responde automaticamente que deveria trabalhar as clássicas 8 horas/dia. Mas esse é um conceito tão antigo que se originou na época da Revolução Industrial. No final do século 18, as pessoas trabalhavam de 10 a 16 horas por dia! Tudo para maximizar a produção.
Esse termo soa familiar aí no seu atelier? É, quem trabalha com manualidades sempre precisa encontrar meios de transformar a sua produção manual em um meio lucrativo. Não muito diferente do que acontecia quando as fábricas usavam basicamente trabalho manual com a ajuda valiosa de máquinas, ao contrário do que acontece hoje em dia.
Uma campanha da época das 16 horas/dia lutava por “8 horas de trabalho, 8 horas de lazer, 8 horas de descanso”. Graças à visão de Henry Ford, finalmente as pessoas conquistaram suas tão sonhadas 8 horas de trabalho. O que, em dias atuais, já não é mais nenhuma grande aquisição trabalhista, porque a gente realmente sonha em trabalhar menos do que isso.
E você pode estar pensando: será que é possível trabalhar diariamente menos que 8 horas por dia e, ainda assim, ter um atelier rentável? De acordo com o famoso autor Tony Schwartz, é perfeitamente possível se você souber como administrar a sua energia – não o seu tempo. Para ele, o ser humano tem 4 tipos diferentes de energia para gerir durante o dia: a energia física, a emocional, a mental e a espiritual. Se todas essas esferas estiverem bem nutridas, vai ser possível equilibrar menos horas de trabalho e, ainda assim, ser mais produtivo.
Aparentemente, o cérebro humano só consegue ser produtivo num mesmo trabalho de 90 a 120 minutos de cada vez. Depois disso, é preciso dar um tempo de 20 a 30 minutos, fazendo algo diferente antes de voltar para o mesmo trabalho. Por isso, para maximizar seu tempo de trabalho, não pense mais em 8 horas diárias. Pense em como produzir efetivamente em seus 90-120 minutos de cada vez. E depois pense também em boas e prazerosas coisas para fazer nos 20-30 minutos de pausa.
Equilibre os 4 tipos de energia dividindo neles tudo que você precisa fazer no dia com as atividades que você quer fazer por puro prazer. Assim, sua produtividade vai estar garantida, mas todas as outras esferas da sua vida também vão estar bem servidas. E à noite, quando deitar a cabeça no travesseiro, você vai ter aquela deliciosa sensação de missão cumprida, não só no trabalho.
Pense nisso com carinho e até a próxima!
Daniele Sinhorelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!