Num bazar, numa conversa informal na sala de espera do dentista, na porta da escola do seu filho, na fila do supermercado, na loja de tecido, no caixa do restaurante… Qualquer lugar pode ser a chance de divulgar as suas peças – aquelas que você orgulhosamente está usando, lembra? – e, para isso, é preciso ter um cartão de visita à altura do seu talento.
Primeiro ponto: qualidade. Encomende seus impressos em uma gráfica conhecida, para ter certeza de que a impressão vai ficar bem feita. Segundo ponto: originalidade. Não basta fazer um retângulo de papel com os números de telefone impressos ao lado do seu nome. É preciso incluir fotos, ilustrações, informações relevantes (mas concisas, porque o espaço é pequeno e precisa ficar harmônico). Escolha um formato diferente, use cores marcantes, pense fora da caixa. Seja criativo! Terceiro ponto: disponibilidade. Não adianta nada mandar fazer 5.000 cartões e deixá-los em casa, dentro da gaveta. Tenha sempre vários na bolsa, peça para a sua mãe ter também sempre alguns com ela. Deixar cartões de visita em salas de espera ou murais não tem a mesma eficiência do que entregar em mãos, com uma boa conversa publicitária para acompanhar.
Eu já tive uma gráfica e sei o quanto é difícil decidir quais são as informações que não podem ficar de fora de um cartão. Sim, porque a reação inicial de todo mundo é tentar escrever ao máximo, colocar o mundo em 7x4cm. Não cabe, fica feio, não é eficiente. Então o melhor mesmo é pensar bastante naquilo que é essencial e deixar todo o resto para colocar no seu blog, site ou loja virtual.
O que não pode faltar: em destaque sua marca e seu nome (se eles não forem iguais). Em segundo plano, uma minúscula lista do que você faz (dois ou três itens, de preferência). Por fim, menorzinho, telefone, e-mail, endereço virtual mais usado (você decide, um ou dois, no máximo) e endereço convencional (caso você tenha uma loja física). Só isso, nada mais. Dúvidas, novidades, possibilidades… Todo o resto de ser respondido por e-mail ou por telefone, quando a pessoa entrar em contato com você.
Ah, sempre lembre de incluir um cartão de visita em cada encomenda que entregar ou enviar pelo correio!
Bom trabalho, boas vendas e até a próxima,
Beijinhos!!!
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