Google+ Artesanato com amor...by Lu Guimarães: Promova seu trabalho

Meus Queridos Leitores!!

Elo 7

terça-feira, 8 de julho de 2014

Promova seu trabalho

Não faz sentido nenhum criar peças e mais peças, se dedicar de corpo, alma e coração para ninguém ficar sabendo do que você é capaz de criar. Negócios de sucesso nunca podem parar de se auto-promover. Então, na verdade, não faz muita diferença se você está no início de uma carreira craft ou se já tem uma marca reconhecida. A importância de promover o que você faz é sempre a mesma. Claro que o tipo de promoção pode variar bastante, de acordo com o estágio em que você se encontra. Iniciantes precisam investir na marca com mais afinco do que quem já é conhecido e só precisa se preocupar em manter seu nome em voga.
promocao
A maneira mais rápida e reconhecida de promover uma marca é através de anúncios publicitários. Como na maioria das vezes a grana é curta, vale a pena pensar em alternativas. O primeiro passo é não ter vergonha de ser o seu maior fã e divulgador. Postar fotos nas redes sociais ajuda, mas não é tudo. Se você faz roupas de crochê, por exemplo, garanta que todo dia vai ter uma das suas peças incorporada no seu visual. Se costura bolsas, jamais saia de casa sem uma das suas próprias no ombro. Se faz casaquinhos para bebê, presenteie todos os recém-nascidos da família com um.
Para ilustrar o quanto a família e os amigos são uma importante ferramenta publicitária, lembrei que aqui na Inglaterra, na embalagem de um pão integral, tem impressa uma historinha contada pelo dono da empresa. Ele diz: “Um dia, minha mulher comprou um pão feito por uma marca concorrente! Para evitar que essa calamidade acontecesse novamente, nós desenvolvemos este pão integral com uma mistura de sementes especiais”.
Mas não basta fazer como Mr. Warburton (o fabricante de pães horrorizado ante a possibilidade da mulher consumir algo da concorrência), é preciso garantir que a sua família, os seus amigos e você próprio vão ter sempre à mão cartões de visita interessantes, criativos e bem-feitos para oferecer a quem se interessar pelas peças.
Se você trabalha em um emprego convencional durante o dia e se dedica aos crafts à noite e durante os finais de semana, aproveite o seu local de trabalho para divulgar seus produtos. Decore sua cadeira no escritório com uma almofada de tricô feita por você ou até mesmo crie artigos especiais pensando no ambiente empresarial.
Outra oportunidade dourada é na hora de presentear. Colegas de trabalho, professoras dos filhos, amigos, vizinhos… A partir de agora, sempre que pensar em oferecer um mimo a alguém, que ele seja feito por você. Junto, faça questão de colocar seu cartão de visita e uma etiqueta adesiva com seu telefone, e-mail e endereço da sua loja virtual.
Você pode inclusive ampliar essa ideia para algo mais profissional, selecionando a cada mês duas pessoas para enviar um mimo. A primeira delas pode ser um jornalista (de uma revista temática, de um programa de tv, de um blog especializado). Se ele gostar do seu trabalho, existe uma chance grande de que poste fotos no Instagram e nas outras redes sociais. O segundo mimo você envia para alguém influente da sua própria cidade. Pode ser a diretora de uma escola bem conceituada, a dona da loja mais interessante (e que tenha a ver com o estilo do que você produz), uma professora de artesanato da mesma área que você, a presidente de uma instituição de caridade ativa (Liga Feminina de Combate ao Câncer, por exemplo), a Secretária Municipal de Cultura… Tenho certeza de que você consegue pensar em nomes influentes e que podem ser úteis na promoção do seu negócio.
Por fim, lembre-se sempre de ser consistente. Você precisa transformar esse tipo de publicidade em algo cotidiano, que faça parte da sua rotina naturalmente. Para isso, anote as ideias na sua agenda e estabeleça dias e prazos para começar cada uma das suas ações de marketing. Talvez o resultado não apareça no primeiro mês e você precisa ser persistente e determinado para que seu esforço seja recompensado.
Bom trabalho, boas vendas e boa sorte!

Por:
assinatura blog










 


Beijinhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!



Nas postagens do blog a maioria das fotos são de minha autoria. Em algumas ocasiões utilizo fotos que pego na internet. Sempre procuro dar os créditos devidos. Se os créditos não estiverem corretos ou faltando, por favor avise-me para que possa corrigir o erro.

Curta isso!

Minha loja ELO7

Meu recado