Não faz sentido nenhum criar peças e
mais peças, se dedicar de corpo, alma e coração para ninguém ficar
sabendo do que você é capaz de criar. Negócios de sucesso nunca podem
parar de se auto-promover. Então, na verdade, não faz muita diferença se
você está no início de uma carreira craft ou se já tem uma marca
reconhecida. A importância de promover o que você faz é sempre a mesma.
Claro que o tipo de promoção pode variar bastante, de acordo com o
estágio em que você se encontra. Iniciantes precisam investir na marca
com mais afinco do que quem já é conhecido e só precisa se preocupar em
manter seu nome em voga.
A maneira mais rápida e reconhecida de
promover uma marca é através de anúncios publicitários. Como na maioria
das vezes a grana é curta, vale a pena pensar em alternativas. O
primeiro passo é não ter vergonha de ser o seu maior fã e divulgador.
Postar fotos nas redes sociais ajuda, mas não é tudo. Se você faz roupas
de crochê, por exemplo, garanta que todo dia vai ter uma das suas peças
incorporada no seu visual. Se costura bolsas, jamais saia de casa sem
uma das suas próprias no ombro. Se faz casaquinhos para bebê, presenteie
todos os recém-nascidos da família com um.
Para ilustrar o quanto a família e os
amigos são uma importante ferramenta publicitária, lembrei que aqui na
Inglaterra, na embalagem de um pão integral, tem impressa uma historinha
contada pelo dono da empresa. Ele diz: “Um dia, minha mulher comprou um
pão feito por uma marca concorrente! Para evitar que essa calamidade
acontecesse novamente, nós desenvolvemos este pão integral com uma
mistura de sementes especiais”.
Mas não basta fazer como Mr. Warburton
(o fabricante de pães horrorizado ante a possibilidade da mulher
consumir algo da concorrência), é preciso garantir que a sua família, os
seus amigos e você próprio vão ter sempre à mão cartões de visita
interessantes, criativos e bem-feitos para oferecer a quem se interessar
pelas peças.
Se você trabalha em um emprego
convencional durante o dia e se dedica aos crafts à noite e durante os
finais de semana, aproveite o seu local de trabalho para divulgar seus
produtos. Decore sua cadeira no escritório com uma almofada de tricô
feita por você ou até mesmo crie artigos especiais pensando no ambiente
empresarial.
Outra oportunidade dourada é na hora de
presentear. Colegas de trabalho, professoras dos filhos, amigos,
vizinhos… A partir de agora, sempre que pensar em oferecer um mimo a
alguém, que ele seja feito por você. Junto, faça questão de colocar seu
cartão de visita e uma etiqueta adesiva com seu telefone, e-mail e
endereço da sua loja virtual.
Você pode inclusive ampliar essa ideia
para algo mais profissional, selecionando a cada mês duas pessoas para
enviar um mimo. A primeira delas pode ser um jornalista (de uma revista
temática, de um programa de tv, de um blog especializado). Se ele gostar
do seu trabalho, existe uma chance grande de que poste fotos no
Instagram e nas outras redes sociais. O segundo mimo você envia para
alguém influente da sua própria cidade. Pode ser a diretora de uma
escola bem conceituada, a dona da loja mais interessante (e que tenha a
ver com o estilo do que você produz), uma professora de artesanato da
mesma área que você, a presidente de uma instituição de caridade ativa
(Liga Feminina de Combate ao Câncer, por exemplo), a Secretária
Municipal de Cultura… Tenho certeza de que você consegue pensar em nomes
influentes e que podem ser úteis na promoção do seu negócio.
Por fim, lembre-se sempre de ser
consistente. Você precisa transformar esse tipo de publicidade em algo
cotidiano, que faça parte da sua rotina naturalmente. Para isso, anote
as ideias na sua agenda e estabeleça dias e prazos para começar cada uma
das suas ações de marketing. Talvez o resultado não apareça no primeiro
mês e você precisa ser persistente e determinado para que seu esforço
seja recompensado.
Bom trabalho, boas vendas e boa sorte!
Por:
Beijinhos!!!
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