Tudo na santa paz por aí?
Hoje eu trago prá vocês algumas dicas para bordar.
São dicas para iniciantes, especialmente. Trago o ponto cruz (responsável direto pela minha paixão pela costura artística), uma técnica muito simples e de versatilidade sem igual.
Vamos trabalhar aqui com a técnica do avesso perfeito que é a forma de bordar que deixa o avesso tão limpinho quanto a parte da frente do bordado. Nada de nozinhos ou aquelas laçadas gigantescas na parte de trás do nosso bordado.
Diferente do que muita gente pensa bordar é fácil. Como se diz na minha terra é mais fácil que “fazer falar o rádio”.
Uma terapia maravilhosa que valoriza muito qualquer peça por mais simples que seja.
Vamos lá?
Bem, podemos bordar com qualquer fio e em qualquer tecido. Mas vamos hoje, dedicar uma atenção a quem vai iniciar e seguiremos uma passo a passo clássico.
Linha para bordar Maxi Mouliné ou Rubi
Agulha proporcional ao fio
Um corte de étamine
Eu adoro étamine. Na foto, vemos étamine de quatro fios por bloco.
BLOCO = espaço entre um furinho e outro. Pode olhar bem a foto e contar. Tem quatro fios. Tirei a foto bem pertinho prá poder te mostrar. Existe étamine de seis fios por bloco.
Agora vamos ao motivo, um risco para bordar em ponto cruz. Escolhi um gráfico bem simples e sem transição de cores. Olha só:Para reproduzir o gráfico no tecido, antes precisamos interpretar a imagem.
Para encontrar o meio do seu trabalho ou do tecido basta dobrar no sentido da altura e depois na largura. O ponto onde as duas dobras se encontram corresponderá ao ponto central do gráfico. É este ponto que serve como referência para centralizar o bordado.
Linha na agulha e vamos começar: pelo lado direito do trabalho prenda a linha pelas tramas do tecido. Esta parte será coberta pelo seu bordado. Não existe necessidade de dar nó.A finalização do trabalho também é feita pela parte da frente do trabalho. Repara aí:
Este mesmo sistema, de tramar a ponta da linha pelas tramas de tecido, é usado para as trocas de cor tão comuns nos bordados mais elaborados em reproduções com riqueza de detalhes.
Eu e o Diogo (meu cameraman de nove anos preferido), preparamos um vídeo para mostrar melhor como o ponto cruz é bordado na trama do tecido. Confere lá:
Espero que gostem e aproveitem porque bordar é uma deliciosa e colorida diversão!
Um beijo super carinhoso,
Beijinhos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá adoro sua visita, que bom que vai comentar, todo comentário é bem vindo! Volte sempre, um abraço!